Introdução

De grosso modo sedentarismo é a ausência de atividades físicas na vida de um individuo, e para a medicina significa um gasto muito pequeno de calorias por semana. Segundo ex-alunos da Universidade de Harvard, para ser considerada uma pessoa ativa deve-se consumir no mínimo 2.200 calarias por semana em exercícios físicos, exclusivamente. As conseqüências são extremas. Ao provocar o desuso dos sistemas funcionais, o corpo se torna mais vulnerável e se predispõe à problemas como obesidade, doenças cardiovasculares, doenças metabólicas e distúrbios musculoesqueléticos.


Atualmente pesquisas indicam que mais de 70% dos brasileiros são sedentários, o que é preocupante em relação à saúde da população. O impacto causado pelo sedentarismo vem atingindo um número crescente de indivíduos não só na fase adulta, mas também na infância e na adolescência. Estudos destacam que os jovens acostumados a não praticar nenhum tipo de exercício tendem a manter-se assim na idade adulta, portanto fica clara a necessidade de informar estes jovens da importância de se exercitar e tornar disso um hábito.

A elevação do índice de sedentários e obesos torna o problema epidêmico. Manter o condicionamento físico é essencial para ter saúde e qualidade de vida, prevenindo assim o surgimento de patologias. O beneficio causado ao organismo por praticar atividades físicas é imenso: desde prevenção de distúrbios no coração ate bem estar e maior disposição.